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18 01

PEDAGOGO, e se a Prova fosse hoje? Confira a resposta! [18]

Pedagoga Concurseira


(TÉCNICO EM EDUCAÇÃO – UFRB – FUNRIO - 2014)


O currículo há muito vem sendo entendido como um campo de estudos importantes para a educação e tais estudos vem contribuindo cada vez mais para as práticas escolares. Em seu desenvolvimento na escola, os componentes do currículo são:
 
A) As etapas do processo didático-metodológico.
B) Porque ensinar e aprender os conteúdos escolares.
C) A sequenciação dos processos de ensino.
D) O que, como e quando ensinar e o que, como e quando avaliar.
E) A hierarquização dos conteúdos das áreas de conhecimento. 
 
GRAU DE DIFICULDADE: (INTERMEDIÁRIO)
 
Alternativa A: INCORRETA. As etapas do processo didático-metodológico só poderão ser idealizadas e concretizadas de acordo com os objetivos definidos na construção do currículo escolar.
Alternativa B: INCORRETA. Os conteúdos escolares precisam aparecer na organização curricular sem se desvincular da análise do contexto social, cultural e educativo em que se insere a proposta da instituição escolar.
Alternativa C: INCORRETA. Para Ribeiro (2002), a organização e sequência do processo de ensino-aprendizagem devem ser planificadas em termos de tipos de atividades, experiências e situações de aprendizagem e proporcionar, incluindo, pois, ações do professor e ações do aluno: estratégias/métodos, atividades, materiais e meios de ensino-aprendizagem.
Alternativa D: CORRETA. A natureza do currículo deve seguir a organização dos elementos, tais como: finalidades a objetivos; matérias a conteúdos; estratégias a atividades e avaliação. Ou seja, elementos que se relacionam e definem a organização e sequenciação de todo o processo de ensino e aprendizagem.
Alternativa E: INCORRETA. Segundo Ribeiro (2002) o modelo de organização curricular centrado em disciplinas ou matérias, sobrevaloriza os conteúdos programáticos, subordinando-lhes os objetivos curriculares; em contrapartida, uma estrutura curricular assente em núcleos de problemas ou experiências atribui grande relevo às experiências, atividades e situações de aprendizagem, sem se preocupar muito com o âmbito dos conteúdos a incluir. 

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