Pedagoga concurseira

PEDAGOGO, e se a Prova fosse hoje? Confira a resposta! [4]

06/10/2016
[PEDAGOGO] E se a prova fosse hoje? – RESPOSTA 

(PEDAGOGO - EMPRESA MARANHENSE DE SERVIÇOS HOSPITALARES – EMSERH – 2016)
A concepção de avaliação atualmente defendida orienta que o(a) professor(a) realize a avaliação, na educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental, por meio de:
I. análise das produções dos alunos.
II. atividades específicas para avaliação.
III. julgamentos sobre sucessos ou fracassos dos alunos.
IV. notas, conceitos, estrelas, carimbos com desenhos de caras tristes ou alegres.

Está(ão) correto(s) apenas o(s) item(ns):
A) I, II e III.
B) I e II.
C) II e III.
D) II e IV.
E) IV.


I – CORRETA – Analisar as produções dos alunos permite ao professor repensar as suas práticas.

II – CORRETA - As atividades avaliativas precisam ser selecionadas levando em conta os objetivos e os critérios de ensino propostos, além disso, precisam propiciar, ao professor e ao aluno, possibilidades de percepção dos avanços e necessidades.

III – INCORRETA – A preocupação em julgar e classificar o aluno é uma característica da verificação e não da avaliação. A simples verificação se baseia na pedagogia tradicional.

IV – INCORRETA – Mais uma vez, as características da questão se voltam para a verificação. Os símbolos caracterizam uma abordagem Behaviorista que preza pelo reforço positivo/negativo.


Grau de dificuldade: INTERMEDIÁRIO

Dica do autor: Essa questão não é difícil, apenas apresenta algumas distorções. Quando, no seu enunciado, ela cita: “A concepção de avaliação atualmente defendida [...]”, restringe as práticas avaliativas, na teoria, a práticas formativas, porém, não é isso que ocorre na realidade da maioria das escolas. Historicamente falando, avançamos nas discussões sobre concepções de ensino e aprendizagem, o que garante avanços no processo de avaliação, mas isso não significa dizer que outras concepções não mais existem nas práticas escolares, ou tenham ficado obsoletas. É preciso apenas ter claro que os objetivos da avaliação vão apontar em que concepção esta se assenta, como os contrapontos da questão: quando se preocupa em considerar a atividade do aluno, com objetivos e critérios claros, no sentido de fazer intervenções na prática pedagógica, é uma prática avaliativa formativa que se fundamenta em uma pedagogia relacional; por outro lado, se o seu foco for a nota, os sucessos e fracassos do aluno, a avaliação está restrita à verificação, com foco apenas no produto, fundamentada numa pedagogia diretiva.


E aí, acertou? Essa e outras 299 questões você encontra no livro 300 questões comentadas de Provas e Concursos em Pedagogia:

                

Notícias mais lidas

Prefeitura de Nova Santa Helena (MT) realiza Concurso Público!

Prefeitura de Cuitegi (PB) realiza Concurso Público!

O maior projeto em que você vai trabalhar é você.