(PEDAGOGO – UFRB – 2015 – FUNRIO)

Os testes de larga escala, amplamente difundidos no Brasil, a partir de programas de avaliação externa nos âmbitos municipais, estaduais e federais, tratam de avaliar:

A) o desempenho dos estudantes.
B) a aprendizagem dos alunos.
C) o processo de ensino e aprendizagem.
D) a eficiência dos professores.
E) as escolas e seus processos didáticos.

Grau de dificuldade: Baixo

ALTERNATIVA A – CORRETA – Os testes de larga escala, conhecidos como avaliações externas tem a função de mediar o desempenho dos estudantes.

ALTERNATIVA B – INCORRETA – Os testes de larga escala são incapazes de avaliar a aprendizagem, uma vez que são propostas homogêneas de avaliação.

ALTERNATIVA C – INCORRETA – Este também não é possível de ser avaliado com exames externos, visto que, um teste não é capaz de validar este processo.

ALTERNATIVA D – INCORRETA – A eficiência do professor não é foco das avaliações institucionais. 

ALTERNATIVA E – INCORRETA – Os testes de larga escala mensuram o desenvolvimento.


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