Pedagoga Concurseira

PEDAGOGO, e se a Prova fosse hoje? Confira a resposta! [6]

21/10/2016


(PEDAGOGO – EBSERH HE UFPEL 2015 – AOCP)


O trabalho do pedagogo é bastante abrangente e ocupa espaços não escolares. Em relação à atuação do Pedagogo na empresa, podemos afirmar que seu trabalho está voltado:
 
(A) para a elaboração dos planos de aula utilizados pelo setor de Recursos Humanos.
(B) para a elaboração do Projeto Pedagógico da empresa e para os processos de construção de gestão de pessoas.
(C) somente ao setor de treinamento de pessoal.
(D) para uma visão tecnicista e não de construção do conhecimento.
(E) para a instrução dos funcionários.
 
 
Grau de dificuldade: Fácil
 
 
ALTERNATIVA A: INCORRETA A atuação do pedagogo na empresa está voltado para a área de Recursos Humanos, onde realizará um trabalho voltado para o estabelecimento de relações interpessoais saudáveis através de dinâmicas de grupos, jogos de desenvolvimento de equipes dentre outros a fim de mediar os conflitos de relacionamento que surgirem permitindo às pessoas expressarem suas angústias e preocupações, trocar informações e favorecer momentos de descontração e interação. Isto porque seu objetivo é a gestão de pessoas a partir das ações definidas no Projeto Político Pedagógico da empresa. Portanto, o erro nessa questão está no fato de afirmar que o trabalho do pedagogo na empresa se limita à elaboração de planos de aula para o setor de recursos humanos.
 
ALTERNATIVA B: CORRETA O objetivo do pedagogo que atua na empresa é a gestão de pessoas. Para isso, elabora, executa e implanta o Projeto Político Pedagógico, a fim de garantir a realização de projetos que visam uma mudança na postura dos envolvidos nos processos educativos no referido espaço. Assim sendo, ele tem a responsabilidade de desenvolver uma prática voltada para as necessidades dos sujeitos que fazem parte da empresa definindo ações que favoreçam a postura crítico-reflexivo dos mesmos diante do cotidiano da organização.
 
ALTERNATIVA C: INCORRETA O profissional de Pedagogia possui competências para atuar no setor de recursos humanos das empresas com vistas à identificação, seleção e desenvolvimento de pessoas para atuarem nesse espaço colaborando de forma cada vez mais qualificada para que a empresa alcance os objetivos organizacionais. Nesse sentido, se utiliza de estratégias e metodologias que favoreçam a aprendizagem, a qualificação, requalificação profissional, a produção e construção de conhecimentos. Entretanto, além disso, ele também desenvolve e adequa métodos de informação e comunicação, planeja situações de integração dos funcionários, é responsável por todo o desenvolvimento profissional dos funcionários, dentre outras funções. Pode-se dizer, então, que o treinamento de pessoal é uma de suas funções, mas não a única.
 
ALTERNATIVA D: INCORRETA Quando se fala na atuação do pedagogo nas empresas atualmente, se faz necessário considerar a perspectiva de organização aprendente, ou seja, organizações que visam estimular a ampliação do conhecimento de todos, de forma democrática e participativa. Isto porque a presença do pedagogo nesse espaço está associada à essa nova concepção de gestão empresarial. Nesse sentido, uma prática de formação tecnicista não contempla essa nova visão empresarial, pois se concebe a presença de um transmissor de conteúdos e de funcionários que assimilam e executam as atividades a ele indicadas reproduzindo o que lhes foi ensinado. E quando se fala em organização aprendente, o pedagogo se apresenta, não como aquele que transmite verticalmente conhecimentos, mas que se coloca como mediador do processo de produção e construção do conhecimento aprimorando estratégias capazes de revelar os saberes já construídos e as competências já presentes nas empresas. Assim sendo, se a empresa é um espaço educativo, um espaço aprendente o papel do pedagogo está voltado para a prática de estratégias metodológicas que visem um processo de ensino e aprendizagem centrado na horizontalidade de modo que práticas tecnicistas são negadas.
 
ALTERNATIVA E: INCORRETA O licenciado em Pedagogia que atua nas empresas tem como objetivo colaborar no desenvolvimento das competências e habilidades dos funcionários da empresa de modo a identificar suas necessidades e potencialidades através de práticas compartilhadas, participativas, democráticas. A instrução tende a objetivos práticos e não nos processos de ensino e aprendizagem que possibilitam a construção de conhecimentos, o desenvolvimento de competências e habilidades. Na concepção de organização aprendente, as empresas valorizam as habilidades que os funcionários adquirem cotidianamente e que são colocadas em prática na empresa. 

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