Pedagoga Concurseira

PEDAGOGO, e se a Prova fosse hoje? Confira a resposta! [7]

27/10/2016


(PEDAGOGO – EBSERH HUUF JF 2015 – AOCP)


O pedagogo deve ser formado para atuar em diferentes áreas, além da docência. O pedagogo empresarial se ocupa de:
 
(A) auxiliar na gestão de conflitos, na seleção e em toda contratação de pessoal.
(B) elaborar o treinamento, a gestão e atuar no setor de produção da empresa.
(C) desenvolver as competências do indivíduo sem o compromisso social e sustentável.
(D) desenvolver conhecimentos, competências, habilidades e atitudes diagnosticadas como indispensáveis/necessárias à melhoria da produtividade.
(E) elaborar o planejamento estratégico da empresa.
 

Grau de dificuldade: Intermediário
 
 
ALTERNATIVA A: INCORRETA Assim como na escola, as atividades do Pedagogo na empresa contemplam quatro campos de atuação: atividades pedagógicas, burocráticas, sociais e administrativas. Assim sendo, embora seu foco seja a formação em serviço, numa perspectiva de Gestão de pessoas, ele pode participar na gestão de conflitos e nos processos de seleção e contratação de pessoal. Entretanto, não é o único responsável por isso, ou seja, não cabe a ao pedagogo toda a contratação de pessoal. Como foi dito, ele participa desse processo por ser um membro que compõem a área de Recursos Humanos dentro da empresa.
 
ALTERNATIVA B: INCORRETA Ele como o principal responsável pela formação de pessoal no cotidiano da empresa, o pedagogo desenvolve projetos e ações que objetivam que os resultados esperados sejam alcançados. No processo de Gestão de Pessoas e Gestão de conhecimento ele busca potencializar os conhecimentos, habilidades e atitudes das pessoas. Ele assume o papel de desenvolvimento das competências humanas e sua intervenção será no sentido de desenvolver atividades que favoreçam um bem-estar pessoal e coletivo na empresa, contribuindo, assim, para os processos de produção que nela acontecem. Portanto, a produção não é o foco do trabalho do pedagogo, mas consequência da sua ação.
 
ALTERNATIVA C: INCORRETA Uma empresa se relaciona com diferentes públicos (governo, comunidade, fornecedores, concorrência, acionistas) e por isso possui um compromisso social com as mesmas, suas ações podem tanto oferecer-lhes benefícios, como pode também prejudicá-los, direta ou indiretamente. Assim sendo, ao se pensar no papel do pedagogo como responsável pelo desenvolvimento de competências dentro da empresa, é fundamental situar a importância que o mesmo tem nessa relação da empresa com o social. Ele deve atuar ativamente na responsabilidade social colaborando com os funcionários na construção de uma visão de mundo e de homem capaz de promover mudanças tanto dentro da empresa quanto fora dela de modo a colaborar com um mundo melhor e para a manutenção da vida no planeta. Ou seja, as ações do pedagogo vão além dos aspectos instrumentais chegando à dinâmica das relações entre indivíduos e sociedade contribuindo para a formação de escolhas éticas que promovam o bem comum.
 
ALTERNATIVA D: CORRETA A produtividade é uma das palavras de ordem dentro das empresas na atualidade e é importante para o seu desenvolvimento como um todo. Assim sendo, a pedagogia empresarial se ocupa com a construção de conhecimentos e desenvolvimento de competências, habilidades e as atitudes consideradas fundamentais para a melhoria dessa produtividade. Os processos formativos na empresa, consideram o aprimoramento de conhecimento dos funcionários com ideias e objetivos previamente definidos de modo a favorecer mudanças no desempenho individual e coletivo. Dessa forma, esse profissional colabora para a adoção de novas atitudes e práticas que possibilitam um melhor desempenho de todos gerando uma maior qualidade na produtividade da empresa.
 
 
ALTERNATIVA E: INCORRETA. O planejamento faz parte de um processo que pretende estabelecer objetivos e metas com vistas a um resultado esperado. Ao planejar estrategicamente o setor gerencial, compatibiliza as oportunidades que o ambiente externo oferece às condições internas, sejam elas favoráveis ou não, da empresa, de modo a alcançar seus objetivos futuros. Apesar de ser fundamental a participação/envolvimento de colaboradores da empresa (o pedagogo, demais funcionários e parceiros externos), sua elaboração é de responsabilidade dos setores mais altos da empresa.


E aí, acertou? Essa e outras 299 questões você encontra no livro 300 questões comentadas de Provas e Concursos em Pedagogia: