Pedagoga Concurseira

PEDAGOGO, e se a Prova fosse hoje? Confira a resposta! [9]

10/11/2016


(PEDAGOGIA – UFRB 2015 – FUNRIO)

A didática hoje leva em conta as novas tecnologias eletrônicas de comunicação e informação (TICs). Inúmeras são as estratégias didáticas que podem ser utilizadas considerando as TICs, EXCETO:

A) gestão de espaços virtuais de aprendizagem.
B) utilização das redes sociais.
C) aulas de exposição frontal.
D) trabalhos colaborativos em redes.
E) metodologias midiáticas.
 
Grau de dificuldade: INTERMEDIÁRIO

 
ALTERNATIVA A: CORRETA As ferramentas disponibilizadas pelas diferentes tecnologias contemporâneas atuam no sentido de minimizar as dificuldades existentes entre professores e alunos causados pela distância física. Com os espaços virtuais de aprendizagem é possível criar um ambiente em que alunos e professores, apesar de geograficamente distantes, se sintam próximos participando de um processo de aprendizado colaborativo. Além disso, favorecem o armazenamento, a distribuição e o acesso às informações no tempo e lugar definidos pelos sujeitos.
 
ALTERNATIVA B: CORRETA As redes sociais, assim como a escola, também são capazes de favorecer a interação e a construção de conhecimentos e valores. Elas potencializam atividades realizadas em grupo, pois, através das mesmas, os alunos podem se relacionar com outros sujeitos criando contextos de produção coletiva de conhecimento numa rede cooperativa de aprendizagem. Além disso, as redes sociais podem tornar a sala de aula um ambiente mais interativo e dialógico, já que o modelo unidirecional da comunicação, no qual o professor fala e o aluno ouve, tende a ser substituído por um modelo de redes em que todos os sujeitos interagentes têm seu espaço para falar e ser escutado.
 
ALTERNATIVA C: INCORRETA A aula expositiva, geralmente, recebe bastantes críticas, pois sua concepção está associada à das teorias educacionais mais tradicionais. E tal postura mantida em relação a esta metodologia didática, tal como concebida, realmente não dialoga com perspectivas mais renovadas de educação. Ou seja, a ela está atrelada a ideia de um professor que apresenta as informações para os alunos, transferindo para eles conhecimentos de mundo que foram construídos por ele ao longo de sua trajetória não abrindo espaço para novas construções ou ressignificações. Nesse sentido, a presença das tecnologias da informação e da comunicação no processo de ensino e aprendizagem fica limitada ao uso sem técnica e dissociado dos objetivos didáticos em determinado momento do processo de ensino-aprendizagem; ou à uma ênfase dada ao recurso em detrimento ao próprio conteúdo; ou apenas, ainda, à pré-formatação na apresentação de informações.
 
ALTERNATIVA D: CORRETA É evidente que a aprendizagem colaborativa não depende, necessariamente, da tecnologia para que possa ocorrer, mas ela tem criado oportunidades para que se crie um ambiente colaborativo no processo de ensino e aprendizagem. As tecnologias potencializam os momentos em que professores e alunos pesquisam, discutem e constroem tanto individual, quanto coletivamente seus conhecimentos. Um exemplo é o computador que contribui para a organização de diversas atividades e pode ser utilizado para que os alunos colaborem mutuamente nas atividades grupais. Essa caraterização lhe dá um lugar de grande destaque como recurso para a aprendizagem colaborativa.
 
ALTERNATIVA E: CORRETA A constante evolução das mídias tecnológicas proporcionam condições favoráveis para o desenvolvimento de estratégias didáticas que contribuem significativamente para o processo de ensino e aprendizagem. Isto porque essas mídias podem ser integrantes no processo de aprendizagem dos conceitos curriculares em qualquer modalidade e nível de ensino, desempenhando como mediadoras entre o aluno e a construção do seu conhecimento e potencializando sua capacidade criativa, inventiva e cognitiva.


E aí, acertou? Essa e outras 299 questões você encontra no livro 300 questões comentadas de Provas e Concursos em Pedagogia:

                

Notícias mais lidas

Prefeitura de Nova Santa Helena (MT) realiza Concurso Público!

Prefeitura de Cuitegi (PB) realiza Concurso Público!

O maior projeto em que você vai trabalhar é você.