2B Educação

Planejamento de Estudos para Concurseiros

14/11/2018

A falta de planejamento é um dos problemas enfrentados na hora de começar a estudar para o concurso público dos sonhos. Saiba algumas etapas e ferramentas para ajudar na hora de planejar seus estudos.

Planejamento de estudos para concurseiros: faça agora mesmo.

Pelo dicionário, planejamento é o ato de planejar, é o serviço de preparação de uma tarefa, um trabalho com o estabelecimento de métodos.  Ou seja, planejar os estudos tem que ser a primeira ação de quem deseja ser aprovado em um concurso público, afinal o planejamento é a base de qualquer coisa que uma pessoa quer realizar.

Para todo concurseiro, a rotina de estudos é algo essencial e para isso deve haver muito planejamento, pois ajuda a economizar tempo e outros recursos, evita dor de cabeça e ainda garante mais chances de aprovação. Até porque quem não quer estar um passo à frente do concorrente? E isso só é possível quando se tem muita dedicação e organização nos estudos. Muitas pessoas reprovam justamente por falta de planejamento – algo que deveria ter sido feito antes mesmo de iniciar os estudos. Talvez esse seja o maior erro dos concurseiros, se não o maior deles.

Confira uma lista com as etapas essenciais do planejamento de estudo para que almeja a aprovação em um Concurso Público e algumas ferramentas que podem dar uma ajuda a mais na sua preparação. Confira!

Planejamento de estudos para concurseiros: faça agora mesmo.

Gestão do tempo

Gestão de tempo nada mais é do que o processo de organizar e planejar como o tempo deve ser dividido entre as diversas atividades de uma rotina. Ela diz respeito a quantidade de tempo destinado para executar casa tarefa do seu dia.

Seja realista consigo próprio quanto ao tempo que você pode deixar disponível para os seus estudos. Não adianta nada separar um tempo extremamente grande se você não o tem, isso é se auto sabotar. Além disso, se você trabalha, não adianta destinar todas as horas que você tem livre para os estudos para o concurso público, primeiro que você não irá aguentar, e segundo é que, o que de fato importa, é a qualidade do tempo que você destinou a fazer aquilo, e não a quantidade de horas. O rendimento não será e mesmo, e no final, você irá se dar conta de que tem mais assuntos acumulados do que horas disponíveis. Muitas pessoas cometem o erro de associar o “estar ocupado” com produtividade. Na verdade, estar ocupado não é o mesmo que ser eficaz.  

Também não adianta destinar pouco tempo, pois pode não ser suficiente para você se preparar e fazer todas as questões necessárias para treinar para o dia da prova.

Então a dica primordial é fugir da procrastinação e começar agora mesmo a agendar as tarefas. Pense sempre no porquê estar estudando naquele momento é importante para você e qual será seu resultado fazendo isso.
 

Técnicas de estudo empregadas

Depois de fazer uma programação com as atividades diárias, é importante criar um cronograma com os assuntos e disciplinas a ser cumprido no período. Leia o edital do concurso e separe os assuntos por importância e aqueles que você tem mais facilidade. Uma vez estabelecida as suas estratégias, escolha as técnicas de estudo que mais se encaixam no seu perfil. Elas serão fundamentais para alcançar a aprovação. Alguns exemplos das técnicas mais eficazes são o Ciclo de Estudos e o Quadro de Horários.
Planejamento de estudos para concurseiros: faça agora mesmo.

Planejamento de estudos para concurseiros: faça agora mesmo.
 

Selecionando o material

Se cerque de materiais que vão agregar ao seu planejamento de estudos, dentre eles podem ser lembrados livros, cursos online, questões resolvidas, simulados, entre outros. Redes sociais também são potenciais aliadas na hora dos seus estudos, porque além de mensagens de motivação, elas podem agregar alguns conhecimentos ou até mesmo lembrar de conceitos que já estavam esquecidos. Para isso, siga as páginas certas e foque naquelas que podem agregar valor a suas redes sociais, pois o tempo que você passará ali será utilizado com informações importantes.

Lembre-se sempre: quanto mais qualificados forem seus materiais de estudo, maiores e mais rápido serão seus resultados.

Além disso, separe um espaço adequado e saudável de estudos, que seja bem arejado e iluminado, afinal nada pode lhe atrapalhar em um momento de profunda concentração.
 

Comece agora mesmo

Depois de perceber o quão é importante gerenciar o seu tempo, e se cercando de materiais que vão lhe ajudar a alcançar seus objetivos, está na hora de colocar a mão na massa e começar a estuar o quanto antes. O inimigo é você mesmo. Então, com muito planejamento, foco e determinação, com certeza, você consegue a aprovação que quiser!