2B Educação

Por que estudar Matemática para Concurso Público

26/10/2018
Matemática é a ciência que, de longe, traz  mais “terror” aos estudantes. Ela se torna ainda pior quando não se tem mais o contato diário da sala de aula e não praticamos. Ou seja, estudar matemática para provas de concurso é um dos maiores desafios dos concurseiros.

Por que estudar Matemática para Concurso Público.

 

A partir do momento em que concurso público se tornou lei no Brasil, muitos assuntos de matemática básica e raciocínio lógico passaram a dominar as provas objetivas para a infelicidade de alguns concurseiros. E como, desde o ensino fundamental, essa disciplina traz muita dor de cabeça para os alunos, a presença de questões de matemática em concursos públicos assusta muita gente. Mas com organização e muita disciplina nos estudos, todas as dúvidas podem ser sanadas e a aprovação estar mais perto do que nunca.

O peso da matemática e da língua portuguesa nos concursos públicos é muito importante. Afinal, como uma pessoa estará preparada para assumir um cargo público sem ao menos saber calcular e escrever corretamente? Cada concurso, dependendo do cargo, da instituição e da banca examinadora, exige mais ou menos da matemática. Mas, independentemente ela estará lá. Alguns concursos exigem conhecimentos em matemática básica e outros aprofundam para temas do ensino superior.

Matemática Básica

É aquela abordada no ensino fundamental e no ensino médio, mais precisamente do 6º ano (antiga 5ª série) ao 3º do ensino médio. Para aqueles que pretendem concorrer à uma vaga em concursos públicos, o ideal é dominar os assuntos dados em matemática durante esse período escolar, assim, poderão economizar tempo nos estudos, sendo necessários relembrar somente alguns pontos específicos.


Porém, a realidade do ensino básico no Brasil não é a das melhores. Então, se o estudante não conseguiu ir bem e aprender tudo o que deveria sobre isso na escola ou se o sistema educacional foi bastante precário, ele terá que estudar por conta própria. O ideal é ter calma, se cercar dos melhores materiais que supram suas necessidades e ter muita persistência nos estudos.

 

Quer estar os seus conhecimentos desde já? Clique no botão abaixo de acordo com a sua área de atuação e faça o download gratuito do nosso e-book  de Questões Comentadas sobre Matemática e Raciocínio Lógico para Concurso!  

 

| ENGENHARIA CIVIL | PEDAGOGIA |

 

Matemática Básica em Concursos Públicos

Como já explicamos aqui, a especificidade dos assuntos de matemática nos concursos públicos depende do cargo, da instituição e da banca examinadora. Porém, são diversos assuntos que tem recorrência nos concursos.

Assuntos relativos ao ensino fundamental:

- Sistema métrico decimal;

- Regra de três (simples e composta);

- Razão;

- Divisibilidade, MMC e MDC;

- Proporção e divisão proporcional;

- Porcentagem;

- Equações, inequações e funções do 1º grau e problemas;

- Equações, inequações e funções do 2º grau e problemas;

- Produtos notáveis;

- Fatoração Algébrica;

- Áreas de figuras planas.
 

Assuntos relativos ao ensino médio:

- Noção de Função;

- Progressão Aritmética (PA);

- Progressão Geométrica (PG);  

- Juros (simples e composto);

- Análise combinatória;

- Probabilidade;

- Estatística


4 dicas para estudar Matemática para Concurso Público

Por que estudar Matemática para Concurso Público.

A matemática é considerada uma disciplina que necessita de uma estratégia simples, onde a resolução de problemas tem forte componente prático. Assim, para estudar com eficiência os assuntos que vão cair no seu concurso, é necessário montar estratégias e técnicas. Trocemos 4 dicas para você colocar em prática o quanto antes.

1- Comece pelo básico

Não percebemos, mas, muitas vezes, a dificuldade não está no assunto da matemática que estamos estudando em si, e sim em conteúdos anteriores, necessários para a compreensão do tópico atual e para a resolução rápida e assertiva dos exercícios. Logo, relembrar as operações básicas garante mais segurança com os detalhes e desenvoltura na hora dos cálculos.

2- Faça a maior quantidade possível de exercícios

Assim como no item anterior, comece pelos exercícios mais simples para fixar os conceitos e construir uma boa base. Assim, você não se frustra por não estar conseguindo resolver as questões mais complexas de primeira. Suba de degrau em degrau para não tropeçar.

3- Esqueça a calculadora

No dia da prova você não terá esse instrumento a sua disposição. Todas as questões deverão ser resolvidas à mão. Portanto, acostume-se com isso durante a preparação. Caso contrário, você pode errar bobagens ou levar muito tempo para fazer contas simples por simplesmente não ter praticado antes.

4- Pratique a atenção

Em um concurso público, onde a concorrência está cada dia maior e mais preparada, pequenas distrações podem colocar tudo a perder. Então, quanto mais focado e concentrado você fizer os exercícios ao treinar para a prova, menos chances de ficar disperso na hora da prova.

Por fim, sempre releia o enunciado da questão para checar se interpretou corretamente o que foi solicitado e se tudo o que foi pedido já foi resolvido. Após fazer tantos cálculos e raciocínios, não é raro o concurseiro esquecer algum comando da questão e errar a resposta por um fatal descuido.



 

Não se esqueça

Por que estudar Matemática para Concurso Público.

Cada concurseiro tem suas dificuldades, ou não, com matemática. Então a forma de estudar é muito particular de cada um. Mas quando se decide fazer um concurso público é de extrema importância se atentar para alguns passos que não podem deixar de ser seguidos.

- Sempre leia o programa do concurso que você decidiu realizar. Tenha na ponta da língua tudo o que vai cair na prova.

- Se você percebeu que tem alguma dificuldade em algum tema específico, procure antes aprender sobre os requisitos que aquele tema exige, ou seja, ganhe embasamento para prosseguir.

- Aprendizagem é um processo que requer esforço e dedicação, então pense com antecedência em quais materiais você irá precisar para estudar e se organize, assim será mais fácil.

- Estudar matemática não é como assistir novela, tem que ser proativo. Tenha em mão papel e caneta para praticar sempre que possível. Vá no seu ritmo.

- Por fim, mas de fundamental importância, crie seu plano de aprovação, conforme sua rotina, sua disponibilidade e seus objetivos.


Ainda está em dúvida em como começar a estudar? Clique no botão abaixo e faça o download gratuito do nosso e-book de Questões Comentadas sobre Matemática e Raciocínio Lógico para Concurso! 
 

| ENGENHARIA CIVIL | PEDAGOGIA |