2B Educação

Pratique com questões de Contabilidade Financeira!

10/03/2020
Pratique! Com questões de Contabilidade Financeira

Todos nós sabemos que uma das melhores formas de estudar para o Exame de Suficiência é resolvendo questões! É importante, sim, que você conheça a teoria, mas ter resolvido algumas questões dos principais assuntos pode te salvar na hora da prova.

Pensando nisso, estamos dando início à série Pratique!, voltada para o exame do CFC. A ideia é oferecer a vocês questões resolvidas, com comentários e dicas, sobre alguns dos assuntos que o CFC mais gosta de cobrar. Embarque conosco nessa, porque temos certeza que o resultado vai ser bom!

Baixe o e-book gratuito com 30 questões comentadas dos últimos exames do CFC. É só clicar aqui!



Questão 1.

Em relação aos efeitos contábeis referentes aos registros das transações de uma empresa no mês de fevereiro de 2015, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção CORRETA.

I. O pagamento do aluguel do mês anterior, na data de vencimento, diminuiu o Ativo e o Passivo e não gerou nenhuma mudança no Patrimônio Líquido.

II. A compra à vista de mercadorias não alterou o total do Ativo, não alterou o total do Passivo e não gerou nenhuma mudança no Patrimônio Líquido.

III. A aquisição de ações de emissão da própria empresa, à vista, diminuiu o Ativo, não alterou o Passivo Exigível e aumentou o Patrimônio Líquido.

A sequência CORRETA é:

A) F, F, V.
B) F, V, F.
C) V, F, V.
D) V, V, F.



RESOLUÇÃO


DICA: são exigidos conhecimentos sobre mutações patrimoniais. Para resolver com objetividade a questão, basta identificar os efeitos das transações no patrimônio da entidade e classificá-los como verdadeiros ou falsos.

Assertiva I: VERDADEIRA. – O pagamento de aluguel do mês anterior, na data de vencimento, diminui o ativo, pela saída de recursos do caixa ou banco, e diminui o passivo pela extinção da dívida. Essa transação não gera nenhuma mudança no patrimônio líquido.

Assertiva II: VERDADEIRA. – A compra à vista de mercadorias não altera o total do ativo porque é uma operação permutativa entre duas contas de ativo circulante. O ativo reduz e aumenta pelo mesmo valor, pela troca de dinheiro por mercadorias. Não altera o passivo porque não foi uma operação a prazo. Não altera o patrimônio líquido porque não envolve contas de resultado.

Assertiva III: FALSA. – A aquisição de ações de emissão da própria empresa, à vista, diminui o ativo pela saída de recursos do caixa ou banco e não altera o passivo exigível porque não envolve dívidas, porém, reduz o patrimônio líquido porque reduz o capital social. Não aumenta o patrimônio líquido como informa a questão.

Resposta: D

Baixe o e-book gratuito com 30 questões comentadas dos últimos exames do CFC. É só clicar aqui!



Questão 2.

Em relação à Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido - DMPL, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
 
I. A Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido - DMPL é uma demonstração de apresentação obrigatória pela Lei das Sociedades por Ações.
 
II. A Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido - DMPL poderá substituir a Demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulados - DLPA, pois as informações apresentadas na DLPA fazem parte da DMPL.
 
III. A Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido - DMPL evidencia quais contas sofreram alterações e os respectivos montantes, que deram origem às transformações ocorridas no Patrimônio Líquido.
 
IV. A Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido - DMPL deve evidenciar apenas as alterações ocorridas no Patrimônio Líquido, relativas à parte dos acionistas não controladores.
 
A sequência CORRETA é:
 
A) F, V, F, V.
B) F, V, V, F.
C) V, F, F, V.
D) V, F, V, F.
 

RESOLUÇÃO

 
DICA: são exigidos conhecimentos sobre a finalidade e composição da Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido. Para resolver com objetividade a questão, é necessário classificar as proposições como verdadeiras ou falsas e assinalar a opção correta. Passemos aos comentários.
 
Assertiva I: FALSA. – A Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) não é um relatório de apresentação obrigatória pela Lei das Sociedades por ações. De acordo com o Art. 176 dessa Lei, os relatórios contábeis de apresentação obrigatória são: o Balanço Patrimonial, a Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados, a Demonstração de Resultado do Exercício, a Demonstração dos Fluxos de Caixa e a Demonstração de Valor Adicionado, se for companhia aberta.
 
A Comissão de Valores Mobiliários exige que as sociedades por ações de capital aberto publiquem a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido em substituição à Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA) por ser mais completa.
 
Assertiva II: VERDADEIRA. – A Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido poderá substituir a Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados, pois as informações contidas na Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados estão contidas na DMPL.
 
Assertiva III: VERDADEIRA. – A Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido evidencia quais contas sofreram alterações e os respectivos montantes que deram origem às transformações ocorridas no patrimônio líquido.

Assertiva IV: FALSA. – A Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido deve evidenciar não apenas as alterações ocorridas no patrimônio líquido relativas à parte dos acionistas não controladores, mas todo o patrimônio líquido.

Resposta: B

Baixe o e-book gratuito com 30 questões comentadas dos últimos exames do CFC. É só clicar aqui!


Questão 3.
 
Uma Sociedade Empresária realizou gastos para tentar a descoberta da cura de determinada doença.

Os relatórios da tesouraria indicam que os gastos foram pagos à vista e podem ser mensurados com confiabilidade.

Os relatórios da controladoria registram que os gastos foram devidamente aprovados pela direção.

Os relatórios da equipe técnica apontam que foram realizados grandes avanços na direção desejada e que é possível que os primeiros sinais de viabilidade técnica venham a ser coletados entre dois e cinco anos.

Diante da situação exposta e considerando-se apenas esse fato, é CORRETO afirmar que, no encerramento do exercício, ocorreram os seguintes efeitos sobre os respectivos registros contábeis da entidade que realizou os gastos:

A) Aumento e redução no Ativo.
B) Aumento no Ativo e no Patrimônio Líquido.
C) Redução no Ativo e no Passivo Exigível.
D) Redução no Ativo e no Patrimônio Líquido.



RESOLUÇÃO


DICA: a questão aborda o tratamento contábil a ser dado aos gastos com pesquisa e desenvolvimento de produtos e seus efeitos no patrimônio, de acordo com as normas internacionais de contabilidade. Antes da adoção das normas internacionais, os gastos com pesquisa e desenvolvimento de produtos eram tratados como despesas diferidas e eram registrados no extinto subgrupo diferidos do ativo não circulante.

Com a adoção das normas internacionais de contabilidade, esses gastos passaram a ser registrados diretamente no resultado. Por serem tratados como despesas, os gastos com pesquisa e desenvolvimento de produtos causam redução no ativo, pela saída de recursos financeiros, e redução no patrimônio líquido, porque as despesas reduzem o patrimônio líquido.

Alternativa A: INCORRETA. No encerramento do exercício, os gastos com pesquisa e desenvolvimento de produtos não causam aumento e redução no ativo, tendo em vista que esses gastos são tratados como despesas diretamente no resultado do período, de acordo com as normas internacionais de contabilidade.

Alternativa B: INCORRETA. No encerramento do exercício, os gastos com pesquisa e desenvolvimento de produtos não causam aumento no ativo e no patrimônio líquido, tendo em vista que esses gastos são tratados como despesas diretamente no resultado do período, de acordo com as normas internacionais de contabilidade.

Alternativa C: INCORRETA. No encerramento do exercício, os gastos com pesquisa e desenvolvimento de produtos causam redução no ativo mas não causam redução no passivo exigível, tendo em vista que esses gastos são tratados como despesas diretamente no resultado do período, de acordo com as normas internacionais de contabilidade.

Alternativa D: CORRETA. No encerramento do exercício, os gastos com pesquisa e desenvolvimento de produtos causam redução no ativo, pela saída de recursos, e redução no patrimônio líquido, pelo registro da despesa, tendo em vista que esses gastos são tratados como despesas diretamente no resultado do período, de acordo com as normas internacionais de contabilidade.
 

Baixe o e-book gratuito com 30 questões comentadas dos últimos exames do CFC. É só clicar aqui!