Mundo Trainee

Procurando emprego? Saiba como se sair bem nas etapas online do processo seletivo

09/08/2016


Quase todos os processos seletivos para vagas de emprego começam na internet: seleção de currículos, testes online e questionários são algumas das etapas comuns. Entretanto, mesmo sendo tão importantes quanto, eles nem sempre são levados a sério da mesma forma que as entrevistas presenciais.

Como explicou a especialista em RH do Vagas.com, Viviane Candido, essas são fases importantes para a recolocação no mercado – e são métodos seletivos que as empresas consideram mais eficientes.

“Praticamente, todos os processos para preencher uma posição no mercado de trabalho começam na internet e culminam nas entrevistas presenciais. Por isso os profissionais precisam se dedicar a essa etapa para conseguir uma recolocação profissional", disse.

Para que você não se dê tão mal nessas primeiras fases, o Vagas.com selecionou algumas dicas para se dar bem nelas:
 

1. Se inscreva nas vagas corretas

Ao invés de se candidatar para todas as vagas disponíveis para sua área, procure dar atenção somente àquelas que estejam alinhadas com seu perfil profissional e realmente sejam interessantes. Mandando seu currículo para todas as oportunidades pode passar a impressão que você não tem foco – e fazer com que seu currículo seja descartado rapidamente.
 

2. Currículo digital

Os portais de vagas hoje trabalham com o currículo digital, em que você preenche as lacunas com as informações necessárias, que serão enviadas para o recrutador. Antes de confirmar seu currículo, é importante checar todas as informações básicas para não enviar nenhuma informação errada ou confusa. Segundo o Vagas.com, isso acontece constantemente.
 

3. Testes online

Os testes online são as ferramentas que vão mostrar seu conhecimento sobre os temas de sua área, temas técnicos e seu nível em outros idiomas. É importante obter uma pontuação alta neles para ganhar destaque entre os candidatos e garantir que você continuará participando do processo seletivo, por isso, reserve alguma parte do seu dia para se dedicar a eles.

 
4. Entrevista por vídeo

Mesmo não sendo uma entrevista presencial, você deve ter o mesmo cuidado de vestir-se bem e postura que teria no escritório do recrutador. Por isso, vista-se adequadamente, escolha um local organizado e silencioso para realizar a videoconferência e garanta que o sinal da internet não esteja oscilando.
 

Fonte: Exame