2B Educação

Prova de Títulos: o que é? Como se preparar para essa etapa do concurso?

04/06/2021
Prova de títulos: o que é? Como se preparar para esta etapa do concurso?

 

Por incrível que pareça, diversos concurseiros ainda sabem muito pouco sobre a Prova de Títulos. Isto é um problema, porque preocupar-se com ela somente após a aprovação nas primeiras etapas pode ser tarde demais. Apesar de não ter caráter eliminatório, e sim classificatório, esta pode ser a diferença entre "nadar, nadar e morrer na praia" e a sua aprovação.

Hoje, falaremos sobre esta etapa importante dos concursos públicos. Vamos te mostrar que ela pode fazer toda a diferença para a sua nomeação!

 
Para isso, vamos esponder às 4 principais perguntas sobre a Prova de Títulos.
 
 

O que é a prova de títulos?
 

A prova de títulos é uma etapa adotada em alguns concursos em que os candidatos aprovados passam por uma triagem para verificação de suas qualificações e a avaliação de quais são mais consistentes.
 
Em termos gerais, é uma “avaliação de currículo”.
 
Visa, então, agregar no processo de classificação dos candidatos, escolhendo aqueles que estão mais “preparados(as)” para o cargo.
 
A prova de títulos, geralmente, é a segunda etapa do concurso público. Além do resultado obtido, a banca pode solicitar a comprovação de determinadas capacidades e bagagem curricular, considerando diversas opções de cursos (MBA, graduação, cursos online e até artigos científicos que tenham sido publicados).
 
Desde que esta ou aquela formação não seja um requisito para a vaga, qualquer alternativa vale para valorizar essa etapa e fazer você se sair melhor nela.
 

A prova de títulos é eliminatória?


Não, não é!
 
Inclusive, esta foi uma orientação do Supremo Tribunal Federal (STF), endossada pela decisão unânime da a Quinta Turma Especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2): a prova de títulos não pode ter natureza eliminatória, mas somente classificatória.
 
Isso significa que você não poderá ser desclassificado (a) ou eliminado (a) do certame se não for bem na prova de títulos. O seu desempenho definirá apenas a sua classificação entre os candidatos.

Prova de Títulos

Imagem: educamundo.com.br 
 

Todo concurso tem prova de títulos?


Também não!
 
Por isso, é extremamente importante que você tenha atenção ao que diz o edital do concurso.
 
Muitas vezes, nós corremos para verificar o conteúdo programático quando o edital é publicado, e esquecemos dessa etapa – que é muuuuito importante.
 
Lembre-se sempre de verificar se o concurso contará com prova de títulos, e quais são os parâmetros. Você pode não ter tempo hábil para “resolver” algumas das exigências da prova de títulos, mas outras, sim. É melhor não arriscar a sua classificação, não é?
 

Saiu o edital e tem prova de títulos! Posso melhorar a minha classificação?


Embora exista um padrão quando se trata da pontuação da prova de títulos, existem alternativas que te garantem agilidade e poderão te ajudar a conseguir alguns pontos extras na prova de títulos (não é o caso de uma pós-graduação, por exemplo, que demanda tempo).
 
Assim, você pode aprender de modo flexível e mais confortável, explorando o curso ao máximo e dando um upgrade na sua prova de títulos.
 
Para isso, os cursos livres podem te ajudar, aquelas opções ecléticas, com carga horária variada, indicadas para quem deseja se capacitar, atualizar e aperfeiçoar em determinada área.
 
Por serem de curta duração e versáteis, estão populares e chamam atenção de muitas pessoas atualmente.
 
Você pode estudar em uma grade de 5 horas, 20 horas, 100 horas, 300 horas… tudo depende de seus planos e de como deseja se certificar. Se optar pelos cursos a distância, terá ainda mais vantagens, já que há a possibilidade de fazer tudo em casa, online e em ambientes virtuais de aprendizagem dinâmicos e modernos.
 
O importante é pesquisar bastante a reputação da instituição. Invista em cursos que você confie e perceba qualidade! ;)
 
Fontes:
Advocacia dos Concursos (concursos.adv.br)
ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância)

 
 
Então, conseguiu tirar as suas dúvidas sobre a prova de títulos?
 
Aconselho que você aposte todas as fichas na sua aprovação! O que puder fazer, faça. Deixa a preguiça para depois da nomeação, combinado?


Leia também:


7 dicas infalíveis para passar nas provas da Cespe/Cebraspe

Processos Seletivos: vale a pena fazer?

 

Confira os nossos materiais de estudo para concurso:

 
Materiais para provas de Engenharia Civil
Materiais para provas de Pedagogia
Materiais para provas de Serviço Social