Editora 2B

Editora 2B
Noticia

Noticia

Tema:
01 02

Qual a forma correta de se referir: Educador Físico, Professor de Educação Física ou Profissional de Educação Física?

Editora 2B
Qual a forma correta de se referir Educador Físico, Professor de Educação Física ou Profissional de Educação Física?
 

Ainda hoje muito se confunde sobre como denominar uma pessoa formada em Educação Física. Alguns chamam de Educador físico, outros de Professor de Educação física ou Profissional de Educação física. Mas qual a forma correta?

Depois de algumas mudanças nas regulamentações, em relação a profissão na área de esporte, a disciplina de Educação Física acabou deixando muitos profissionais confusos em relação á sua área de atuação.

Portanto, não é aconselhável utilizar a expressão Educador Físico, pois ninguém educa o físico. Não existe a expressão “educador físico” na legislação do Ministério da Educação, no Código Brasileiro de Ocupações, nas publicações do Conselho Federal de Educação Física e nas demais publicações oficiais como leis, decretos, resoluções e portarias. A expressão “educador físico” é um neologismo errôneo e deve ser evitado.

Toda a legislação e publicações oficiais que se referem à profissão utilizam a expressão “Profissional de Educação Física” para designar os bacharéis, licenciados e provisionados. O licenciado que atua na docência é chamado de “Professor de Educação Física”, da mesma forma que o matemático e chamado de professor de matemática, o geógrafo de professor de geografia, o químico de professor de química, o biólogo de professor de biologia, o historiador de professor de história etc.