2B Educação

Questões de concurso de serviço social: Políticas Públicas e Sociais #1

24/07/2019



Vamos resolver mais uma das questões de concurso de serviço social juntos? Dessa vez sobre Políticas Públicas e Sociais, do concurso da Pref. de Juazeito (AOCP/2016)

Assinale a alternativa correta sobre o surgimento das Políticas Sociais.

Questão:


A) No fordismo, ao ser tratada como mercadoria, a força de trabalho possui duplo caráter: ser produtora de valor de uso e valor de troca.
 
B) O período que vai de meados do século XIX até a terceira década do século XX é profundamente marcado pelo predomínio do socialismo e de seu principal sustentáculo: o princípio do trabalho como mercadoria e sua regulação pelo livre mercado.
 
C) Os marxistas vêm a miséria como natural e insolúvel.
 
D) Para os liberais, o Estado deve assumir o papel neutro de legislador e árbitro, e desenvolver apenas ações complementares ao mercado.
 
E) As políticas sociais combatem o ócio e o desperdício. Para os liberais, o Estado deve garantir as políticas sociais.

Confira mais questões como essa
Materiais de estudos para concursos
 

Resolução da Questão:


A) INCORRETA.
De acordo com Marx, no capitalismo ao ser tratada como mercadoria, a força de trabalho possui duplo caráter: ser produtora de valor de uso e valor de troca.
 
B) INCORRETA.
O marco histórico temporal que se refere a questão é marcado pelo predomínio do liberalismo e seu principal sustentáculo: o princípio do trabalho como mercadoria e sua regulação pelo livre mercado, e não do socialismo como afirma a questão.

C) INCORRETA.
A naturalização da miséria é um dos elementos essenciais do liberalismo. Para os liberais a “miséria é compreendida como resultado da moral humana e não como resultado do acesso desigual à riqueza socialmente produzida”.
 
D) CORRETA.
Para os liberais, o estado era visto como um mal necessário, resumindo-se a fornecer apenas uma base legal. Adam Smith reafirmava a necessidade da existência de um corpo de leis e a ação do Estado que garantisse maior liberdade ao mercado livre.
 
E) INCORRETA.
Para os liberais, as políticas sociais estimulam o ócio e o desperdício, por isso a defesa de que a política social fosse pontual/ fragmentada, negando a perspectiva de universalidade da mesma. Eles ainda tratam a política social como um paliativo, onde a pobreza deve ser minimizada pela caridade privada e não pelo Estado.


Outras questões de concursos para serviço social:


E se a prova fosse hoje? [1]
E se a prova fosse hoje? [2]
E se a prova fosse hoje? [3]
E se a prova fosse hoje? [4]
E se a prova fosse hoje? [5]
Políticas Públicas e Sociais #2