2B Educação

Tudo sobre o Exame para Engenheiros da Aeronáutica (EAOEAR)!

24/03/2020
Foto: G1
 
O Estágio de Adaptação de Oficiais Engenheiros da Aeronáutica (EAOEAR) é um estágio que tem a finalidade de adaptar às peculiaridades das Força Armadas os engenheiros, já plenamente habilitados nas respectivas especialidades/engenharias, que ingressam no Comando da Aeronáutica para serem Oficiais de carreira.
 
Então, se você pretende se tornar um Oficial de Carreira da Aeronáutica, você precisa passar por este processo seletivo – composto por uma série de etapas.
 
O Estágio capacita-os para o desempenho das atividades técnicas específicas do Serviço de Engenharia da Aeronáutica, bem como para o exercício de funções administrativas e de chefia afetas aos profissionais de engenharia nas Organizações Militares do Comando da Aeronáutica.
 
As inscrições já se encerraram! Para você que já se inscreveu ou você que é somente um(a) curioso(a), entenda do que se trata o EAOEAR!
 

Informações do Estágio de Adaptação de Oficiais Engenheiros da Aeronáutica (EAOEAR)
 

O Estágio de Adaptação de Oficiais Engenheiros da Aeronáutica (EAOEAR), que se inicia após a Habilitação à Matrícula, não faz parte do Exame e terá duração aproximada de 17 (dezessete) semanas.
 
O EAOEAR Será realizado no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Lagoa Santa/MG. Ele compreende as instruções nos Campos Geral, Militar e Técnico-Especializado, bem como de atividades complementares.
 
O Primeiro-Tenente Estagiário que concluir o EAOEAR com aproveitamento estará em condições de ser nomeado Primeiro-Tenente, mediante ato do Comandante da Aeronáutica, e de ser incluído no Quadro de Oficiais Engenheiros (QOEng), na especialidade para qual realizou o Exame.
 
Clique aqui e conheça o Preparatório Online para o Concurso da Aeronáutica!
 

Etapas do Exame

 
O Exame para o EAOEAR será composto pelas seguintes etapas:
 
a) Provas Escritas;
 
b) Verificação de Dados Biográficos e Profissionais (VDBP);
 
c) Parecer da Comissão de Promoções de Oficiais (CPO), para candidatos militares da Aeronáutica;
 
d) Inspeção de Saúde (INSPSAU);
 
e) Exame de Aptidão Psicológica (EAP);
 
f) Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF);
 
g) Procedimento de Heteroidentificação Complementar (PHC); e
 
h) Validação Documental.
 
Vale ressaltar que as lotações serão nos seguintes locais: Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo.
 
Clique aqui e conheça o Preparatório Online para o Concurso da Aeronáutica!
 
Vamos falar sobre algumas das etapas, olha só:

 

Provas escritas

 
Nas provas escritas, a serem realizadas na data prevista de 17/05/2020, serão cobradas as seguintes disciplinas:
 
a) Língua Portuguesa (Gramática e Interpretação de Texto);
 
b) Conhecimentos Especializados (assuntos relativos à especialidade/engenharia pretendida);
 
c) Redação.
 
As provas de Língua Portuguesa e de Conhecimentos Especializados serão compostas de questões objetivas de múltipla escolha, com quatro opções de respostas, das quais somente uma será correta.
 
As provas escritas terão duração total de 04 horas e 20 minutos.

 

Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF)

 
Sabemos que este é um tema que desperta bastante curiosidade nos candidatos. Esta foi a tabela divulgada em relação ao Teste de Avaliação do Condicionamento Físico, pelo qual você terá que passar:
 
 

Como posso me preparar?


Não à toa, para que você alcance o posto de engenheiro(a) da Aeronáutica, terá que passar por um Estágio de 17 semanas que o(a) capacite para tanto; e para ingressar no Estágio, você precisará de uma preparação muito específica.  
 
Pensando no seu sonho, nós, da 2B Educação, elaboramos um material que leva em conta o conteúdo programático do edital do EAOEAR – uma preparação assertiva, de acordo com as suas necessidades.
Clique aqui e conheça o Preparatório Online para o Concurso da Aeronáutica!
 
Para acessar as instruções do site oficial da Aeronáutica sobre o EAOEAR, é só clicar aqui.
 
Até a próxima!