2B Educação

Vale a pena estudar Língua Portuguesa para o Exame do CFC?

30/01/2020
Vale a pena estudar Língua Portuguesa para o Exame do CFC?
 

Frequentemente recebo essa pergunta por e-mail: “Professor Georgito, você acha que eu devo estudar Português para o Exame de Suficiência do CFC”? E eu sempre respondo a mesma coisa: “Depende, você sempre acerta todas as questões de Português nas provas?”

Se a resposta for sim, então você não precisa estudar. Agora, se você não é o Professor Pasquale, então você tem sim que reservar um tempo na sua rotina para estudar Língua Portuguesa. E eu vou te dizer o porquê.

Primeiramente, Língua Portuguesa representa 8% do que você precisa para garantir a sua aprovação. A quantidade de questões de Português, em média, é a mesma quantidade cobrada em outros assuntos como Matemática Financeira e Estatística, Teoria da Contabilidade, Auditoria e Perícia. Ou seja, Português tem muita importância na prova do CFC.

Além disso, apesar de não ser um dos assuntos mais simples que existem, esse é um tema que você lida desde o início da sua vida de estudante. Por mais que você tenha dificuldade, caso se dedique durante algum tempo, poderá ter um excelente aproveitamento (uma questão sempre é de Interpretação de Texto, ou seja, treinando direitinho você consegue acertar).

O último ponto que reforça a minha indicação para o estudo de Português para o Exame de Suficiência é o fato de uma questão fazer toda a diferença. O que separa um candidato aprovado de um candidato reprovado é uma questão apenas. Já vi alguns casos de pessoas que acertaram 24 questões na prova e, por isso, não conseguiram a aprovação. As questões de Português podem ser a diferença nessa estatística.

E aí, consegui te convencer? Espero que sim. Então reserve um tempo na sua rotina de estudos e se dedique a estudar Língua Portuguesa. Depois quero saber dos resultados!