2B Educação

Símbolo da Engenharia Civil: o que significa?

28/08/2018

Você sabe o significado do Símbolo da Engenharia Civil?


 

O símbolo da Engenharia Civil é a deusa Minerva dentro de uma engrenagem. Minerva é a equivalente romana da deusa grega Atena. Minerva era filha de Júpiter, que após engolir a deusa Métis (Prudência), com uma forte dor de cabeça, pediu a Vulcano que abrisse sua cabeça com o seu melhor machado, de onde saiu Minerva. Já adulta, portando escudo, lança e armadura, passa a ser considerada uma das três deusas virgens, ao lado de Diana e Vesta.


LEIA TAMBÉM: OS TOP 10 PRÉDIOS MAIS INCRÍVEIS DA ATUALIDADE!


 

Por ter saído da cabeça de Júpiter, Minerva passa a ser conhecida como a deusa da sabedoria, das artes e da estratégia de guerra. Além disso, a deusa é sempre representada com um capacete na cabeça, escudo no braço e lança na mão, porque era a deusa da estratégia de guerra. Possivelmente por ser detentora de tantas habilidades, os engenheiros encontraram nela o símbolo da Engenharia.

A maior parte das vezes ele é referenciado como símbolo da Engenharia Civil, no Brasil, embora esse seja o símbolo utilizado pelas diversas áreas do ramo da Engenharia, conforme o CONFEA - Conselho Federal de Engenharia e Agronomia - ainda que também seja possível encontrar outros elementos específicos para cada área, mas sempre rodeado por uma engrenagem.